-, De Noronha, Olinda M.. Editora Alinea, Capa Mole, Edição 1ª Edição - 2004
em 12x
- Capa do livro: Mole
- Manual.
- Número de páginas: 111.
- ISBN: 09788575160985.
Características principais
Título do livro | - |
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Autor | NORONHA, OLINDA M. |
Idioma | Português |
Editora do livro | ALINEA |
Edição do livro | 1ª EDIÇÃO - 2004 |
Capa do livro | Mole |
Outras características
Quantidade de páginas: 111
Tipo de narração: Manual
ISBN: 09788575160985
Descrição
A quem interessa a educação? Como a educação é tematizada pelos diferentes grupos sociais? Que determinações históricas estão na base das inflexões que a educação sofre no processo de organização da sociedade republicana? Esses questionamentos levam este estudo a percorrer, novamente, o período conhecido como Primeira República. Por meio dele, pode-se inferir que o tema educacional está articulado a interesses contraditórios e muitas vezes excludentes. No processo de constituição desse período histórico, a tematização da educação como "salvadora" da "população inculta e despreparada" para a república recém-implantada vai, gradativamente, cedendo lugar para a tematização da educação como "disciplinadora do trabalhador", uma vez que a distribuição dos indivíduos organizava-se de acordo com a sociabilidade capitalista. Nesse contexto, observam-se algumas inflexões: o deslocamento de uma "cidadania abstrata" para uma "cidadania regulada pelo lugar do indivíduo na estratificação ocupacional do trabalho"; do debate político para o plano pedagógico; da educação pública para a privada e o reforço ao discurso ideológico da educação como equalizadora de oportunidades que, em última instância, tem como propósito a produção de uma "desigualdade justa". Em tempos de culto ao novo e a todos os "neos", vale a pena dar um pouco de atenção aos determinantes históricos a fim de dimensionar, corretamente, o presente compreendido como "tensão dialética entre o passado e o futuro".