Arqueomarxismo
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Características principais
Título do livro | ARQUEOMARXISMO |
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Subtítulo do livro | COMENTÁRIOS SOBRE O PENSAMENTO SOCIALISTA |
Autor | Alvaro Bianchi |
Idioma | - |
Editora do livro | Alameda |
Edição do livro | 1ª EDIÇÃO - 2013 |
Capa do livro | Mole |
Marca | Alameda |
Modelo | Modelo Padrão |
Outras características
Quantidade de páginas: 227
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Tipo de narração: Manual
Idade mínima recomendada: 16 anos
Idade máxima recomendada: 100 anos
ISBN: 9788579391729
Descrição
Esta obra é dedicada ao pensamento socialista. Sendo assim, o neologismo “arqueomarxista” usa o prefixo “arqueo” para designar o início do marxismo. Assim, os autores aqui analisados – Lenin, Trotsky, Gramsci, Lukács e Benjamin – representam o princípio de uma tradição. O que Alvaro Bianchi nos traz neste ensaio é a essa combinação de autores em torno do fundamento do marxismo, isto é, da autoemancipação dos trabalhadores. O autor faz um diálogo com Perry Anderson, criador da distinção entre marxismo “clássico” e marxismo “ocidental”. A definição de marxismo “ocidental” seria, de certo modo, oposta àquela dos primeiros marxistas, Lenin e Trotsky. Para o historiador inglês, Lukács, Gramsci e Benjamin seriam os heróis fundadores de uma tradição “pessimista” e “esotérica”, enredada nas tramas da “cultura ocidental”. Desta forma, Alvaro Bianchi revisitou tanto a obra dos autores clássicos quanto a dos ocidentais a partir de uma preocupação distinta: antes de teóricos da economia, da política ou da cultura, são autores revolucionários. E isso faz toda a diferença. Vitoriosos ou perdedores, os “arqueomarxistas” nunca abandonaram o terreno da revolução socialista. Esta reflexão, que se faz contemporânea, é a que conduz à renúncia e à acomodação política. Ao contrário do conservadorismo inerente ao classicismo daqueles que identificam na obra desses autores apenas uma rica fonte de ideias, os comentários de Alvaro Bianchi nos arremessam politicamente para fora do reformismo e para dentro do debate estratégico e do socialismo. Provocativamente, ele nos lança na direção do futuro do “arqueomarxismo”.