em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
INVENÇÕES DA MULHER MODERNA
Subtítulo do livro
PARA ALEM DE ANITA E TARSILA
Autor
Herkenhoff, Paulo
Idioma
Português
Editora do livro
INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Edição do livro
2018-05-18 00:00:00
Capa do livro
Mole
Marca
Instituto Tomie Ohtake
Modelo
Modelo Padrão

Outras características

  • Quantidade de páginas: 296

  • Gênero do livro: Arte, cinema e fotografia

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 8588728958

Descrição

O registro histórico da produção artística das mulheres no Brasil, com destaque de diversas artistas que desafiaram convenções e limites estéticos ou sociais de suas épocas, nos séculos XIX e XX, é o ponto de partida de 'Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila', resultado de uma extensa pesquisa que Paulo Herkenhoff desenvolve há décadas, alimentada pela contínua reflexão sobre a obra de diversas mulheres artistas brasileiras. A obra elege diversos núcleos, que se distribuem como uma rede ou uma constelação. Núcleos heterogêneos são estabelecidos e dão visibilidade a questões e temas relevantes, que abrangem tanto dados históricos e factuais quanto tentam evidenciar a subjetividade das artistas escolhidas. As invenções, como sugere o título, dizem respeito às criações dessas mulheres e também à construção da imagem da mulher que foi sendo aberta e lapidada ao longo dos séculos XIX e XX. Além de seu pioneirismo, essas personagens têm em comum o enfrentamento de tensões e conflitos de diversas ordens.This book accompanies the first solo exhibition in a São Paulo museum by Luiz Zerbini (São Paulo, 1959), one of the main names in Latin American contemporary art. The exhibition, held at the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, includes five large-scale paintings (four of them produced especially for the occasion), in which the artist revisits critically the genre of historical painting about events in Brazilian history, such as the first mass in the country, celebrated in 1500 by the Portuguese invaders, the Canudos War in 1896–1897, and the Haximu massacre in 1993. The catalog also reproduces images of 51 monotypes from the Macunaíma series, which refers to Mário de Andrade’s book published in 1928, a landmark in Brazilian Modernist literature.