Invenções Da Mulher Moderna
em 12x
Estoque disponível
Confira a
![Invenções Da Mulher Moderna](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_815725-MLB74655012839_022024-O.jpg)
Características principais
Título do livro | INVENÇÕES DA MULHER MODERNA |
---|---|
Subtítulo do livro | PARA ALEM DE ANITA E TARSILA |
Autor | Herkenhoff, Paulo |
Idioma | Português |
Editora do livro | INSTITUTO TOMIE OHTAKE |
Edição do livro | 2018-05-18 00:00:00 |
Capa do livro | Mole |
Marca | Instituto Tomie Ohtake |
Modelo | Modelo Padrão |
Outras características
Quantidade de páginas: 296
Gênero do livro: Arte, cinema e fotografia
Tipo de narração: Manual
ISBN: 8588728958
Descrição
O registro histórico da produção artística das mulheres no Brasil, com destaque de diversas artistas que desafiaram convenções e limites estéticos ou sociais de suas épocas, nos séculos XIX e XX, é o ponto de partida de 'Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila', resultado de uma extensa pesquisa que Paulo Herkenhoff desenvolve há décadas, alimentada pela contínua reflexão sobre a obra de diversas mulheres artistas brasileiras. A obra elege diversos núcleos, que se distribuem como uma rede ou uma constelação. Núcleos heterogêneos são estabelecidos e dão visibilidade a questões e temas relevantes, que abrangem tanto dados históricos e factuais quanto tentam evidenciar a subjetividade das artistas escolhidas. As invenções, como sugere o título, dizem respeito às criações dessas mulheres e também à construção da imagem da mulher que foi sendo aberta e lapidada ao longo dos séculos XIX e XX. Além de seu pioneirismo, essas personagens têm em comum o enfrentamento de tensões e conflitos de diversas ordens.This book accompanies the first solo exhibition in a São Paulo museum by Luiz Zerbini (São Paulo, 1959), one of the main names in Latin American contemporary art. The exhibition, held at the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, includes five large-scale paintings (four of them produced especially for the occasion), in which the artist revisits critically the genre of historical painting about events in Brazilian history, such as the first mass in the country, celebrated in 1500 by the Portuguese invaders, the Canudos War in 1896–1897, and the Haximu massacre in 1993. The catalog also reproduces images of 51 monotypes from the Macunaíma series, which refers to Mário de Andrade’s book published in 1928, a landmark in Brazilian Modernist literature.