Educaçao Superior E Os Desafios No Novo Seculo
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Características principais
Título do livro | EDUCAÇAO SUPERIOR E OS DESAFIOS NO NOVO SECULO |
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Subtítulo do livro | CONTEXTOS E DIALOGOS BRASIL- PORTUGAL |
Autor | Martins |
Idioma | Português |
Editora do livro | UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
Edição do livro | 2018-09-03 00:00:00 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2017 |
Marca | Unb - Universidade De BrasÍlia |
Modelo | Modelo Padrão |
Outras características
Quantidade de páginas: 500
Altura: 2.6 cm
Largura: 14.7 cm
Peso: 711 g
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Tradutores: Não aplica
Gênero do livro: Arte, cinema e fotografia
Subgêneros do livro: Não aplica
Tipo de narração: Manual
Coleção do livro: Não aplica
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
ISBN: 9788523012137
Descrição
Apesar de terem chegado tardiamente à modernidade educativa, Brasil e Portugal têm conhecido um acelerado processo de massificação do ensino superior nas últimas três décadas. Embora com ritmos, tempos e contornos específicos, a verdade é que, desde meados dos anos 1970, quando se dá o primeiro impulso massificador em Portugal, até o começo desta década, o número de estudantes inscritos em instituições de ensino superior sextuplicou nos dois países. Não deixa de ser um paradoxo que, em pleno regime ditatorial, na década de 1960, ambos os países tenham assistido à implantação das bases de um modelo moderno de ensino superior. Inspiradas nas teses da teoria do capital humano, popularizadas à época, e nas reformas postas em marcha em vários países ocidentais, tanto a reforma brasileira da universidade de 1968 quanto a reforma portuguesa do ensino, iniciada no final de 1969 e instituída em 1973, tiveram como ambição promover a modernização tendencialmente democratizadora desse nível de ensino no interior de regimes políticos não democráticos. Hoje, os dois sistemas apresentam alguns contornos comuns e enfrentam desafios semelhantes. Por um lado, a sua estrutura expandiu-se e pulverizou-se pelo conjunto do território. Por outro lado, ambos os sistemas diversificaram-se e complexificaram-se grandemente, acrescentando novos subsistemas (centros universitários, faculdades, institutos tecnológicos federais, no caso brasileiro; institutos politécnicos, ensino superior militar e policial, no caso português) ao tradicional ensino universitário e abrindo as portas ao setor privado. Nesse sentido, pode-se sem dúvida afirmar que a paisagem educativa do ensino superior tornou-se mais opaca, uma vez que a enorme diversidade de instituições que hoje a compõem comporta ofertas muito variadas — em qualidade científica, técnica e pedagógica; e em modo de organização e funcionamento —, o que torna particularmente complexa a navegação no seu interior.