Ensino Medio Em Debate
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Características principais
Título do livro | Ensino médio em debate |
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Subtítulo do livro | CURRICULO, AVALIAÇAO E FORMAÇAO INTEGRAL |
Autor | WELLER |
Idioma | Português |
Editora do livro | UNB |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2017 |
Marca | Unb - Universidade De BrasÍlia |
Outras características
Quantidade de páginas: 290
Altura: 27 cm
Largura: 17 cm
Peso: 490 g
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Tradutores: Não aplica
Gênero do livro: Literatura
Subgêneros do livro: Não aplica
Tipo de narração: Livro
Coleção do livro: Não aplica
Acessórios incluídos: Não aplica
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
ISBN: 9788523012014
Descrição
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.