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Características principais

Título do livro
Ensino médio em debate
Subtítulo do livro
CURRICULO, AVALIAÇAO E FORMAÇAO INTEGRAL
Autor
WELLER
Idioma
Português
Editora do livro
UNB
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2017
Marca
Unb - Universidade De BrasÍlia

Outras características

  • Quantidade de páginas: 290

  • Altura: 27 cm

  • Largura: 17 cm

  • Peso: 490 g

  • Com páginas para colorir: Não

  • Com realidade aumentada: Não

  • Tradutores: Não aplica

  • Gênero do livro: Literatura

  • Subgêneros do livro: Não aplica

  • Tipo de narração: Livro

  • Coleção do livro: Não aplica

  • Acessórios incluídos: Não aplica

  • Idade mínima recomendada: 10 anos

  • Idade máxima recomendada: 80 anos

  • ISBN: 9788523012014

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Descrição

Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.