Razão Sangrenta
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Características principais
Título do livro | Razão sangrenta |
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Autor | Kurz, Robert |
Idioma | Português |
Editora do livro | Hedra |
Edição do livro | 1ª EDIÇÃO - 2010 |
Capa do livro | Mole |
Marca | Hedra |
Outras características
Quantidade de páginas: 298
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro: Filosofia
Tipo de narração: Manual
ISBN: 857715209X
Descrição
Lançado na Alemanha em 2004, esta obra consiste numa reunião de quatro ensaios de Robert Kurz, originalmente publicados, respectivamente, nos números 25, 26, 27 e 13 da revista alemã Krisis: Vinte teses contra o assim chamado Esclarecimento e os valores ocidentais (2002), Ontologia negativa (2003), Tábula Rasa (2003) e Dominação sem sujeito (1993). Apesar do intervalo temporal que poderia dar a impressão de um certo distanciamento entre os três primeiros e o último dos textos, eles se encontram intimamente ligados e o laço comum que os une é a crítica ao Esclarecimento ou Iluminismo.O acirramento das posições acerca do alcance da crítica ao Esclarecimento já vinha se fermentando no interior da Krisis e, ao que tudo indica, teve com o número 27 e o ensaio Tábula Rasa o estopim desencadeador da separação e da criação da Exit!. A crítica do Esclarecimento de Kurz, que se encontra no presente livro, pode ser remontada à crítica do trabalho conduzida pelo grupo da revista Krisis, consubstanciada, por exemplo, no Manifesto contra o trabalho, de 1999. Ulteriormente desenvolvida, a crítica do trabalho se ampliou, especialmente nestes três ensaios de Kurz, no sentido de uma crítica do Esclarecimento. Kurz passa a elaborar então uma crítica da ontologia burguesa da história, da ontologia do progresso, do próprio pensamento iluminista enquanto expressão teórica da abstração prática do valor. A esses três artigos, Kurz considerou pertinente agregar um outro mais antigo, Dominação sem sujeito, que, dirigindo-se a um dos pilares da construção teórica iluminista, o sujeito, já contém elementos de uma crítica dos fundamentos da modernidade e se relaciona estreitamente com os demais.