em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
Constructos multidimensionais da resiliência acadêmica
Subtítulo do livro
DISCUTINDO O “OCASO” NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A PERSPECTIVA DO “
Autor
Silva, Nadja Fonsêca da
Idioma
Inglês
Editora do livro
APPRIS
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2021
Marca
Appris

Outras características

  • Quantidade de páginas: 273

  • Altura: 230 mm

  • Largura: 160 mm

  • Peso: 370 g

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9786525012049

Descrição

O livro Constructos multidimensionais da resiliência acadêmica: discutindo o “ocaso” no curso de formação de professores em Ciências Biológicas e a perspectiva do “crepúsculo” acadêmico voltado à qualidade de ensino na educação superior propõe-se a discutir os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos: analisar – crítica e reflexivamente – as razões e motivações de professores e estudantes que levaram ao “ocaso” do curso de Ciências Biológicas em uma universidade privada no Maranhão; identificar as representações do “ocaso” do curso de Ciências Biológicas tais como compreendidas pelos integrantes da última edição; compreender as concepções, crenças, aspirações, percepções, sentimentos e conhecimentos que possam ser significativos para expressar pontos de vista de estudantes e professores no curso de formação, bem como no exercício profissional da docência. A autora apresenta o estudo sobre o “ocaso” do curso de Ciências Biológicas que pode ser redimensionado para propiciar a aurora de novo/outro curso a partir do envolvimento efetivo do seu corpo social na universidade em uma nova proposição, justamente pela qualidade de suas ações e reações de superação. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com os seis professores restantes, as quais foram gravadas, transcritas e os episódios recortados – transformados em dados – a partir da análise textual discursiva, além de aplicação de questionários a 12 estudantes concluintes, buscando analisar as interações verbais que revelam os sentidos e significados do “ocaso” no curso de licenciatura em Ciências Biológicas na instituição pesquisada. Tendo como diretrizes de investigação as vozes imbricadas dos sujeitos professores e estudantes, decorrentes da abordagem da pesquisa narrativa, foram estabelecidos eixos temáticos, que se explicitam na formação de professores e na comunidade de prática, para estudar o movimento dos processos auto-organizados – autoformação, autoconhecimento; autoeficácia, autorregulação; autossistema; autoria/autonomia – que, por meio de reflexões e ações, ampliaram o sentido e significados do corpo social da universidade. A análise crítica sobre a possibilidade de superação do “ocaso” no curso possibilita compreender que, a partir do que foi denominado de resiliência acadêmica, professores, estudantes e gestores têm condições de propor novo curso de Ciências Biológicas em termos eficientes e eficazes para a formação de professores formadores.