em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
Ser alguém na vida
Subtítulo do livro
juventude, migração e projetos de vida
Autor
Alves, Maria Zenaide
Idioma
-
Editora do livro
APPRIS
Edição do livro
2021-07-19 00:00:00
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2021
Marca
Appris
Modelo
Modelo Padrão

Outras características

  • Quantidade de páginas: 221

  • Altura: 230 mm

  • Largura: 160 mm

  • Peso: 320 g

  • Gênero do livro: Educação

  • Subgêneros do livro: Educação

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9786525003115

Descrição

O livro Ser alguém na vida: Juventude, migração e projetos de vida aborda questões importantes para compreendermos a juventude contemporânea. Se por um lado a discussão dos projetos de vida vem ganhando centralidade nos discursos pedagógicos, por outro, a questão da mobilidade humana, seja dentro do país, seja cruzando as fronteiras internacionais, está cada dia mais presente no horizonte de muitos jovens brasileiros. Assim, esta obra discute a condição juvenil em um município rural marcado pela cultura da migração, problematizando de que modo os jovens estudantes do ensino médio organizam e elaboram seus projetos de vida. Trata-se de um estudo etnográfico cuja pesquisa de campo foi realizada na região de Governador Valadares-MG. O referencial teórico é multidisciplinar, ancorado em estudos da sociologia da juventude, da sociologia da migração, da sociologia rural, da educação e da antropologia. A investigação evidenciou que os jovens nesse contexto organizam seus projetos de vida orientados por modelos e condutas distintos, tendo em comum o fato de que, embora alguns ainda não tenham clareza sobre que rumo seguir na vida, manifestam forte preocupação com o futuro, verbalizada na certeza de que querem “ser alguém na vida”. Dialogando com o leitor e procurando aproximá-lo da realidade pesquisada, por meio da escrita do texto etnográfico, a autora discute com clareza e boa fundamentação teórica e empírica as questões a que se propõe. O livro, sem dúvida, constitui-se em uma leitura fundamental não apenas para pesquisadores das temáticas abordadas, mas também para professores e gestores escolares que trabalham com jovens e que têm como desafio educacional auxiliá-los na compreensão e construção dos seus projetos de vida.