Ser Alguém Na Vida
em 12x
Estoque disponível
Confira a
![Ser Alguém Na Vida](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_708990-MLB74537807030_022024-O.jpg)
Características principais
Título do livro | Ser alguém na vida |
---|---|
Subtítulo do livro | juventude, migração e projetos de vida |
Autor | Alves, Maria Zenaide |
Idioma | - |
Editora do livro | APPRIS |
Edição do livro | 2021-07-19 00:00:00 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2021 |
Marca | Appris |
Modelo | Modelo Padrão |
Outras características
Quantidade de páginas: 221
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 320 g
Gênero do livro: Educação
Subgêneros do livro: Educação
Tipo de narração: Manual
ISBN: 9786525003115
Descrição
O livro Ser alguém na vida: Juventude, migração e projetos de vida aborda questões importantes para compreendermos a juventude contemporânea. Se por um lado a discussão dos projetos de vida vem ganhando centralidade nos discursos pedagógicos, por outro, a questão da mobilidade humana, seja dentro do país, seja cruzando as fronteiras internacionais, está cada dia mais presente no horizonte de muitos jovens brasileiros. Assim, esta obra discute a condição juvenil em um município rural marcado pela cultura da migração, problematizando de que modo os jovens estudantes do ensino médio organizam e elaboram seus projetos de vida. Trata-se de um estudo etnográfico cuja pesquisa de campo foi realizada na região de Governador Valadares-MG. O referencial teórico é multidisciplinar, ancorado em estudos da sociologia da juventude, da sociologia da migração, da sociologia rural, da educação e da antropologia. A investigação evidenciou que os jovens nesse contexto organizam seus projetos de vida orientados por modelos e condutas distintos, tendo em comum o fato de que, embora alguns ainda não tenham clareza sobre que rumo seguir na vida, manifestam forte preocupação com o futuro, verbalizada na certeza de que querem “ser alguém na vida”. Dialogando com o leitor e procurando aproximá-lo da realidade pesquisada, por meio da escrita do texto etnográfico, a autora discute com clareza e boa fundamentação teórica e empírica as questões a que se propõe. O livro, sem dúvida, constitui-se em uma leitura fundamental não apenas para pesquisadores das temáticas abordadas, mas também para professores e gestores escolares que trabalham com jovens e que têm como desafio educacional auxiliá-los na compreensão e construção dos seus projetos de vida.