Tdah E Medicalização
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Características principais
Título do livro | Tdah e medicalização |
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Subtítulo do livro | IMPLICAÇÕES NEUROLINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
Autor | Santana, Ana Paula |
Idioma | Português |
Editora do livro | PLEXUS |
Edição do livro | 2016-10-17 00:00:00 |
Capa do livro | Mole |
Com índice | Sim |
Marca | Plexus |
Modelo | Modelo Padrão |
Outras características
Quantidade de páginas: 208
Material da capa do livro: Outros
Gênero do livro: Filosofia e psicologia
Subgêneros do livro: Psicologia
Tipo de narração: Manual
Idade mínima recomendada: 18 anos
Idade máxima recomendada: 99 anos
ISBN: 8592725003
Descrição
Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.