Ética E Política - A Edificação Do Éthos Cívico Da Pai
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Características principais
Título do livro | Ética e política - A edificação do éthos cívico da paideia grega |
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Autor | Spinelli, Miguel |
Idioma | Português |
Editora do livro | Associação Jesuítica de Educação e Assistência Social - Edições Loyola |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2017 |
Marca | Loyola |
Outras características
Quantidade de páginas: 472
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 687 g
Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais
Tipo de narração: Manual
ISBN: 8515044447
Descrição
Por que os homens virtuosos são capazes de prover sabedoria para os próprios filhos em assuntos que dependem de mestres escolares, mas são incapazes de elevar esses mesmos filhos à virtude da qual eles próprios detêm a posse?” (Platão, Protágoras, 324 d). Esta obra se ocupa com o tema mais fascinante da reflexão filosófica grega: a Ética. Mescla abordagem histórica e análise de conceitos. Do ponto de vista histórico, percorre os caminhos do despertar da consciência ética promovida pelos poetas, rapsodos, legisladores, sofistas e filósofos gregos. Pela análise de conceitos, reproduz o embate de ideias que, no decurso histórico, veio a definir o éthos (o modo de ser) e a areté (o modo de portar-se) buscados pelos filósofos como o bom modo de viver e de habitar a pólis. No conjunto, a obra se ocupa, de um lado, com o projeto educador do éthos cívico promovido pela dialógica socrático-platônica e concebido em confabulação com os sofistas, rapsodos e poetas — com aqueles que foram os mestres ancestrais da escolaridade, mentores da vida cívica e difusores da cultura —; de outro, reproduz o empenho dos filósofos gregos no sentido de levar para dentro da legislatura das póleis o éthos filosófico reformador da civilidade grega. Em síntese, a partir da proposição de Heráclito que dizia ser o éthos a morada do homem, de um ponto de vista histórico e conceitual a obra se empenha em demonstrar como a posteridade grega foi levada a pensar a pólis de outras maneiras: [a] como se ela própria fosse o éthos (a morada) do homem; [b] que a pólis sem éthos é incapaz de promover um projeto reformador valioso de educação, de direito e de civilidade.