em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
DISCURSO E COTIDIANO ESCOLAR
Subtítulo do livro
SABERES E SUJEITOS
Autor
Araujo, Cristina Batista de
Idioma
Português
Editora do livro
PACO EDITORIAL
Edição do livro
1ª EDIÇÃO - 2017
Capa do livro
Mole
Marca
Paco Editorial

Outras características

  • Quantidade de páginas: 156

  • Gênero do livro: Acadêmico

  • Subgêneros do livro: Comunicação

  • Tipo de narração: Manual

  • Idade mínima recomendada: 18 anos

  • Idade máxima recomendada: 65 anos

  • ISBN: 9788546208852

Descrição

Este livro discute as relações de poder na escola, tratando do conjunto de técnicas e práticas realizadas no contexto escolar, pautando-se pelo estudo das funções e instrumentos da tecnologia disciplinar que, em nome da distribuição dos corpos pela ordem espacial, são responsáveis por exercer vigilância e exame. A análise incide, ainda, sobre as operações dos sujeitos, que golpeiam as estruturas disciplinares e que transformam esse lugar em espaço praticado, e sobre os processos de subjetivação como formas de construção dos sujeitos integrantes do processo escolar. A escola é apresentada como uma instituição social que sofre as interferências do modelo de sociedade em que se insere e, por não estar isenta, participa do processo de criação e manutenção de verdades e de produção de subjetividades. Dessa forma, reafirma a escola como uma construção social passível de ser discursivizada e constituída por sentidos que se constroem e se manifestam nas práticas cotidianas de interação captadas em alguns momentos de enunciação que, por mais singulares que sejam, ressoam seu caráter histórico-dialógico e interdiscursivo.