![As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica, de Araújo, Luzia Mônica Lima da Frota. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2020](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_914982-MLU50421252450_062022-O.jpg)
As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica, de Araújo, Luzia Mônica Lima da Frota. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2020
em 12x
- Ano de publicação: 2020
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 135.
- Dimensões: 160mm largura x 230mm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547342074.
Características principais
Título do livro | As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica |
---|---|
Autor | Araújo, Luzia Mônica Lima da Frota |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2020 |
Outras características
Quantidade de páginas: 135
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 200 g
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro: Ciências sociais
ISBN: 9788547342074
Descrição
O livro As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica lança um novo olhar sobre o fenômeno da violência como objeto de estudo das Ciências Sociais, com enfoque no contexto escolar. Por meio do estudo de caso, em uma escola de ensino infantil e fundamental na cidade de Fortaleza localizada na comunidade Sítio São João, no bairro do Jangurussu, que é considerado o mais violento da capital cearense, a autora descreve a realidade cotidiana de alunos, familiares e funcionários da escola enredados em contexto de violência que reverbera no espaço escolar e influencia as relações entre alunos e profissionais da Educação, interferindo no processo de ensino e aprendizagem dos docentes e discentes. Nesse sentido, a autora reuniu vários depoimentos de alunos, professores, funcionários e diretor da escola utilizando diversos instrumentos como a entrevista semiestruturada, representações gráficas (orgenograma escolar e genograma familiar), que auxiliam na realização de um diagnóstico para saber como uma determinada família ou grupo é constituído e por meio de hipóteses identificam a origem de determinados conflitos e sua evolução através do tempo, relacionado com o contexto familiar. A autora também utilizou a Constelação Familiar ou Sistêmica, uma abordagem na qual se utiliza técnicas terapêuticas baseada no método fenomenológico que permite contextualizar o fenômeno da violência escolar. Atenta às novas formas de pensar as questões do mundo e as relações humanas, a autora propõe a apreensão do fenômeno da violência por meio da visão sistêmica da vida, que transpõe as visões clássicas ou tradicionais para explicar o tema em questão, mas sem refutá-las. Esse fato constitui-se no diferencial desta obra, pois aqui são apresentadas diversas perspectivas e abordagens para analisar o problema da violência escolar, desde autores de perspectivas teóricas eurocêntricas, autores de perspectivas teóricas pós-coloniais, decoloniais e autores de perspectivas teóricas sistêmicas, ampliando, assim, o leque de possibilidades investigativas para o pesquisador. Nesta obra, a autora pretende dar sua contribuição no sentido de fomentar o Pensamento Sistêmico nas pesquisas em Ciências Sociais e promover a transdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento para alargar a compreensão dos fenômenos complexos da sociedade global na atualidade.