![Atuação do psicólogo escolar: definindo passos e consolidando espaços, de Fernandes, Ana Gabriela Nunes. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2016](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_908823-MLU50421219174_062022-O.jpg)
Atuação do psicólogo escolar: definindo passos e consolidando espaços, de Fernandes, Ana Gabriela Nunes. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2016
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- Ano de publicação: 2016
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 165.
- Dimensões: 148mm largura x 210mm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547300739.
Características principais
Título do livro | Atuação do psicólogo escolar |
---|---|
Subtítulo do livro | definindo passos e consolidando espaços |
Autor | Fernandes, Ana Gabriela Nunes |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2016 |
Outras características
Quantidade de páginas: 165
Altura: 210 mm
Largura: 148 mm
Peso: 200 g
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro: Ciências sociais
ISBN: 9788547300739
Descrição
Atuação do Psicólogo Escolar engloba uma série de funções e ações que necessitam estar em consonância com um objetivo comum: o de otimizar o processo educativo. A atuação do psicólogo escolar é assim denominada pelo espaço que a caracteriza, agregando, no objetivo de desenvolvê-la, conhecimentos das diversas áreas da Psicologia que apresentam relação com o campo educacional e em alguns momentos dialoga, inclusive, com outras áreas da Psicologia. A importância de uma obra como esta se constitui na possibilidade de diálogo com práticas objetivas, já que Ana Gabriela Nunes Fernandes traz a discussão proposta por autores de renome, que, ao situarem a Psicologia Escolar como campo de atuação profissional, alertam-nos para a necessidade de discutir esse fazer em consonância com a literatura produzida, pois a contribuição nos debates sobre a constituição da Psicologia Escolar no Brasil está centrada na visibilidade das ações desenvolvidas por esses profissionais e na discussão sobre a ampliação necessária de suas atuações. Buscando respostas a questionamentos como “a quem servimos enquanto psicólogos escolares?” ou ainda problematizando sobre os encontros e desencontros entre o psicólogo e a escola, a discussão oportunizada por esta obra mostra-se bastante atual, pois a busca de ações na atuação do psicólogo escolar que desconstruam a prática clínica e favoreçam os sujeitos em relação à coletividade, em detrimento dos atendimentos individuais, continua sendo o foco da Psicologia Escolar. A reflexão aqui realizada é um grande diálogo sobre o fazer do psicólogo, seus avanços e desafios para a consolidação profissional no ambiente escolar.