Da inovação tecnológica à estratégia competitiva: um estudo de caso no setor da construção para o concreto de alto desempenho, de Barreiro Júnior, Izidro Soares. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2021
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- Ano de publicação: 2021
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Informática e tecnologia.
- Subgênero: Tecnologia e engenharia.
- Número de páginas: 331.
- Dimensões: 160mm largura x 230mm altura.
- Peso: 431g.
- ISBN: 9786558205906.
Características principais
Título do livro | Da inovação tecnológica à estratégia competitiva |
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Subtítulo do livro | um estudo de caso no setor da construção para o concreto de alto desempenho |
Autor | Barreiro Júnior, Izidro Soares |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2021 |
Outras características
Quantidade de páginas: 331
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 431 g
Gênero do livro: Informática e tecnologia
Subgêneros do livro: Tecnologia e engenharia
ISBN: 9786558205906
Descrição
: A presente obra traz importantes contribuições relativas à geração de vantagem competitiva e consequente sustentabilidade das empresas a partir do uso de inovações tecnológicas.A vantagem competitiva, relacionada à criação de valor para o cliente, é gerada quando a empresa consegue implementar, de forma duradoura, uma ou mais estratégias competitivas que lhe permitam alcançar uma posição lucrativa contra as forças determinantes da competitividade.A inovação, por sua vez, é um instrumento capaz de tornar as empresas mais eficientes e eficazes, permitindo-lhes prestar serviços ou fabricar produtos com menores custos e melhor qualidade. Tal condição propiciará uma maior inserção de seus produtos, ou serviços, no mercado, aumentando sua competitividade. Assim, deduz-se que, por natureza, a inovação está relacionada às estratégias competitivas de diferenciação e liderança no custo, visto que a primeira se refere à qualidade, gerando um preço-prêmio, e a segunda à elevação da produtividade, reduzindo custos. Não significa, porém, que o simples uso de uma inovação permitirá o alcance dessas estratégias, sendo necessário, antes de tudo, que a empresa realize uma profunda análise da estrutura do ambiente industrial onde está inserida.Geralmente, a diferenciação e redução de custo são excludentes, visto que, enquanto a primeira visa à oferta de produtos de qualidade superior, a segunda objetiva retirar adereços não afetos à sua funcionalidade, tornando-o mais barato. Entretanto, segundo a teoria de Porter (1990), há circunstâncias nas quais ambas as estratégias podem ser promovidas concomitantemente, potencializando seus efeitos. As principais são: a empresa é pioneira em uma inovação, e seus rivais estão na condição de meio-termo em âmbito estratégico, o que ocorre no setor da construção. Considerando tais pressupostos, esta obra analisa a correlação entre o uso do concreto de alto desempenho, enquanto inovação tecnológica, e a promoção dos posicionamentos estratégicos de diferenciação e redução de custo para um estudo de caso no referido setor. Ao proceder conforme estabelecido por sua metodologia, conclui que tal inovação apresenta potencial para diferenciar e reduzir custos, com a consequente geração de vantagem competitiva. A obra ainda faz uma análise das forças determinantes da competitividade no setor da construção e apresenta os motivos da refratariedade de suas empresas quanto ao uso de inovações.