Ensino da arte: memória e história, de (Organizador) Barbosa, Ana Mae. Estudos Editorial Editora Perspectiva Ltda., tapa mole en português, 2011
em 12x
- Ano de publicação: 2011
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Escolar.
- Subgênero: Educação.
- Número de páginas: 368.
- Dimensões: 125mm largura x 225mm altura.
- Peso: 438g.
- ISBN: 9788527308205.
Características principais
Título do livro | Ensino da arte: memória e história |
---|---|
Série | Estudos |
Autor | (Organizador) Barbosa, Ana Mae |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Perspectiva Ltda. |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2011 |
Outras características
Quantidade de páginas: 368
Altura: 225 mm
Largura: 125 mm
Peso: 438 g
Gênero do livro: Escolar
Subgêneros do livro: Educação
ISBN: 9788527308205
Descrição
Num percurso que vinha do aprofundamento de pesquisa universitária referente à década de 1990 e no calor dos debates que tensionavam modernismo e pós-modernismo na área da arte/educação, Ana Mae Barbosa percebeu que não havia estudos consistentes e específicos sobre o período de 1930 a 1948, fundamentais para a formação, o entendimento e a consolidação da disciplina, o que a levou a organizar uma série de pesquisas e lançar luzes sobre essa época de construção de ideais e metodologias modernistas. Desta maneira, Ensino da Arte: Memória e História, que a editora Perspectiva traz a público em sua coleção Estudos, já nasce como obra de referência histórica, teórica e política para a compreensão dessa trajetória peculiar, que resulta de um longo engajamento da organizadora na atualização do processo educativo brasileiro e do esforço de pesquisa dos seus colaboradores neste painel. O livro é um convite à descoberta de um período não muito conhecido e que, a um país tão sem memória, é mister desvelar. Nele, figuram o movimento da Escola Nova, os combates e a resistência contra duas ditaduras e seus impactos, bem como o envolvimento de grandes protagonistas do modernismo, caso de Mario de Andrade, Anita Malfatti e Theodoro Braga, e, ainda, a presença de pioneiros da arte/educação no âmbito de sua implantação e aplicação em nossas instituições de ensino. a.sousa e s.k.