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Inquietudes sociológicas : ensaios sobre gênero, sexualidade, cultura, ensino de sociologia e educação, de Sousa, Luciano de Melo. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2020

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  • Ano de publicação: 2020
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Direito, política e ciências sociais.
  • Subgênero: Ciências sociais.
  • Número de páginas: 201.
  • Dimensões: 160mm largura x 230mm altura.
  • Peso: 200g.
  • ISBN: 9786555236781.

Características principais

Título do livro
Inquietudes sociológicas : ensaios sobre gênero, sexualidade, cultura, ensino de sociologia e educação
Autor
Sousa, Luciano de Melo
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2020

Outras características

  • Quantidade de páginas: 201

  • Altura: 230 mm

  • Largura: 160 mm

  • Peso: 200 g

  • Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais

  • Subgêneros do livro: Ciências sociais

  • ISBN: 9786555236781

Descrição

O livro Inquietudes Sociológicas: Ensaios sobre Gênero, Sexualidade, Cultura, Ensino de Sociologia e Educação está organizado em oito capítulos e duas grandes seções: "Gênero, sexualidade, cultura e educação" e "Ensino de Sociologia". No primeiro capítulo, a partir da análise das memórias de estudantes do ensino médio sobre a percepção da homossexualidade no espaço escolar, há um retrato dramático da homofobia em colégios de Teresina. O segundo capítulo sintetiza uma pesquisa sobre as representações e vivências sociais de jovens estudantes da educação básica em relação ao gênero e sexualidade. O capítulo seguinte já compreende uma etnografia sobre comportamentos e sentidos partilhados por jovens no interior de uma escola: para além da lógica dos papéis sociais, a pesquisa demonstra uma diversidade de atitudes juvenis no cotidiano de um colégio público. O próximo capítulo estuda como se apresenta o machismo explícito e o velado entre alunos de uma turma universitária. O quinto capítulo discute a presença do assédio sexual no ambiente universitário: por meio de entrevistas de mulheres, caracteriza a prática violenta do assédio em uma universidade pública. O primeiro capítulo da segunda seção discorre sobre a construção da autonomia docente entre estudantes de uma licenciatura em Ciências Sociais. O artigo seguinte avalia a história do ensino da Sociologia no Brasil, algumas de suas regulamentações e, além de analisar significados construídos por estudantes do ensino médio sobre a disciplina de Sociologia, o perfil geral dos docentes de Sociologia na educação básica pública de Teresina. O último capítulo compreende um estudo exploratório sobre o ensino da Sociologia em uma escola privada de Teresina, uma espécie de sociologia do conhecimento que analisa o desenvolvimento da disciplina no cotidiano escolar.

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