![O ensino de matemática na escola: discursos e compreensões, de Barboza, Pedro Lucio. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2018](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_609094-MLU50421463890_062022-O.jpg)
O ensino de matemática na escola: discursos e compreensões, de Barboza, Pedro Lucio. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, tapa mole en português, 2018
em 12x
- Ano de publicação: 2018
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Dimensões: 148mm largura x 210mm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547301439.
Características principais
Título do livro | O ensino de matemática na escola |
---|---|
Subtítulo do livro | discursos e compreensões |
Autor | Barboza, Pedro Lucio |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2018 |
Outras características
Altura: 210 mm
Largura: 148 mm
Peso: 200 g
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro: Ciências sociais
ISBN: 9788547301439
Descrição
A obra trata de um elemento central na sala de aula, a comunicação entre professor e aluno. O discurso do professor ou a comunicação entre ele e o aluno é fundamental para a aprendizagem. Esse tema é explorado utilizando uma pesquisa realizada em duas salas de aula com realidades bem opostas: uma escola pública da periferia e uma escola privada de elevado poder aquisitivo dos alunos, em uma cidade com 400 mil habitantes. Realiza-se uma apresentação de estudos sobre o discurso, na qual é possível observar os avanços da pesquisa na área. Esses trabalhos analisam diversos aspectos do discurso e das interações em sala de aula, entretanto, apesar dos avanços e dos inúmeros estudos realizados, ainda se mostram insuficientes para responder a muitos questionamentos, por exemplo: como os alunos compreendem o discurso do professor na sala de aula? Quais situações de interações discursivas favorecem a compreensão dos alunos? E no caso da pergunta do professor, quais situações favorecem a compreensão dos alunos? Utilizam-se elementos da teoria da linguagem de Bakhtin, em especial os conceitos de compreensão ativa plena e compreensão passiva, e apresenta-se o conceito de compreensão intermediária. Acreditando que possibilitar a aprendizagem do aluno é a tarefa essencial dos educadores, O ensino de Matemática na escola: discursos e compreensões destina-se a proporcionar a professores da educação básica contribuições para a sua prática no cotidiano da sala de aula, e a dialogar com pesquisadores da área de educação matemática.